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GLÚTEO

São os músculos que se localizam logo acima da coxa e abaixo da cintura, na porção posterior do corpo. Musculatura de grande beleza e muito desejada pelas mulheres. A sua função é extensão, abdução e rotação externa da coxa.

Exercícios:

Coice:

Este exercício possui este nome devido a aparência do movimento de um coice eqüino, de forma anatômica chamamos de extensão de quadril, que por sua vez pode ser realizado de várias formas, no solo, no banco e vários aparelhos.

Vamos abordar a forma mais conhecida, que é no solo na posição de quatro apoios, onde ajoelhado ao colchonete apenas com um membro inferior apoiado ao solo, apoiar os dois antebraços, coluna reta, abdomem e extensores de coluna contraídos.

- Realizar uma elevação do membro inferior que não está apoiado, estendendo o quadril e joelho até o final do movimento.

Este exercício trabalha principalmente o glúteo máximo e posteriores de coxa.

 

 

 

 

Elevação da Pelve:

Deitado de costas no solo, as mãos espalmadas sobre o solo ao lado do quadril com os membros superiores estendidos ao longo do tronco. Joelhos flexionados e pés apoiados sobre o solo.

- Elevar o glúteo forçando os pés contra o solo até o limite máximo de elevação da pelve, após este ponto executar uma descida sem deixar que o gluteo chegue a encostar sobre o solo mantendo um centímetro deste.

Este exercício trabalha principalmente o glúteo máximo, e possui como musculatura auxiliar os posteriores de coxa.

 

 

Abdução de Quadril:

Outro exercício que possui uma gama enorme de formas para se realizar, aparelhos diversos, no solo em pé ou deitado. Abordaremos a forma mais executada pela nossa equipe devido ao fato do treino ser realizado na residência do aluno em sua maioria. Deitada lateralmente sobre o solo com a cabeça apoiada sobre as mãos com o cotovelo fletido ou deitada sobre o braço (mais indicado pois a cervical fica na posição horizontal).

- Realizar uma elevação da coxa com o joelho estendido, paralelamente ao corpo até o limite máximo de amplitude do movimento, não deixando passar de 70 graus. Após a subida executar a descida sem deixar que o pé encoste no chão para realizar uma nova subida.

Este exercício trabalha principalmente o glúteo médio e glúteo mínimo.

 

 

 

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